sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Computação nas nuvens

Ilgner:Muito se fala em computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro.

Basicamente, acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet. Estes são os chamados serviços online. Ou seja, você simplesmente cria uma conta no site, utiliza o aplicativo online e pode salvar todo o trabalho que for feito para acessar depois de qualquer lugar. É justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.


Algumas vantagens:

- Preço dos computadores cairão - Um computador para somente acessar a internet não precisa ter muitos recursos, até aquele jogo 3D vai poder rodar num servidor e exibido no seu monitor.
- Sistemas operacionais gratuitos - Para que comprar um sistema somente para entrar na WEB? Será o ápice dos sistema Linux, sistemas apenas para suportar o browser.

A Google é a maior pesquisadora do assunto, tendo Google Docs, Gmail, Maps, Youtube como exemplos. Para que isto se torne uma realidade, a empresa Google tem elevado significamente seus investimentos em redes de internet como WiMax, cabos multi-terabit submarinos e buscando tornar as redes de comunicações atuais voltadas para seus interesses, como no caso do leilão do espectro de 700 Mhz ocorrido no começo do ano.

No Brasil ainda teremos o velho problema de conexão a Internet, mas assim que a demanda por banda larga aumentar podemos facilmente "entrar na nuvem".

http://infsul.blogspot.com/2010/03/cloud-computing-computacao-nas-nuves.html
Conforme já dito, uma das vantagens da Cloud Computing é a possibilidade de utilizar aplicações diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usuário. Mas, há outras significativas vantagens:

- na maioria dos casos, o usuário pode acessar determinadas aplicações independente do seu sistema operacional ou de hardware;

- o usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço;

- compartilhamento de dados e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Muitas aplicações do tipo já são elaboradas considerando essas possibilidades;

- dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade, já que, se por exemplo, um servidor parar de funcionar, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço;

- o usuário pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicações em Cloud Computing são gratuitas e, quando é necessário pagar, o usuário só o fará em relação aos recursos que usar ou ao tempo de utilização. Não é, portanto, necessário pagar por uma licença integral de uso, tal como acontece no modelo tradicional de fornecimento de software;

- dependendo da aplicação, o usuário pode precisar instalar um programa cliente em seu computador. Mas, neste caso, todo ou a maior parte do processamento (e até mesmo do armazenamento de dados) fica por conta das "nuvens".

Note que, independente da aplicação, com a Cloud Computing o usuário não necessita conhecer toda a estrutura que há por trás, ou seja, ele não precisa saber quantos servidores executam determinada ferramenta, quais as configurações de hardware utilizadas, como o escalonamento é feito, onde está a localização física do datacenter, enfim. O que importa ao usuário é saber que a aplicação está disponível nas nuvens, não importa de que forma
http://www.infowester.com/cloudcomputing.php

cloud computing



A denominação de nuven da computação, chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo aida por um bom tempo.



Computação nas nuvens se refere, essencialmente, a ideia de utilizarmos, em qualquer lugar independente de plataformas, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas nos nossos proprios computadores

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

vantagem e desvantagens da cloud computer "nuvem da computação"

Será abordado no post algumas vantagens e desvantagens básica sobre a cloud computer.



Vantagens


A computação em nuvem é um campo que agrada a “gregos e troianos”, atende às necessidades dos pequenos usuários com seus serviços web, e atende também as pequenas e grandes corporações com sua possibilidade de escalabilidade, confiabilidade e disponibilidade.


Tudo isso pode ser visto como vantagem, afinal tudo isso é muito bom para todos, porém o uso da computação em nuvem traz benefícios que atingem outros setores.  O gasto com energia também é um fator à se considerar, afinal manter servidores ligados dia e noite com refrigeração e uma estrutura de no-breaks requer um bom investimento, que seria poupado com a utilização da nuvem.


Outro fator que atrai muita gente para os serviços baseados em nuvem é a disponibilidade, não é preciso nada alem de uma conexão com a Internet para ter nas mãos o serviço pretendido.Ao usuário final é muito atraente a idéia de que se seu computador apresentar problemas catastróficos, seus dados estarão salvos, acessíveis de qualquer outro lugar ao alcance de um clique, isso traz uma confortável idéia de segurança, segurança essa que muita gente busca depois de acontecimentos desastrosos com seus dados; “nada melhor do que ter certeza que aquela apresentação da monografia está salva no meu email”.


Uma outra vantagem da computação em nuvem é o fato de que os administradores de rede não precisam se preocupar com atualizações constantes de software, nesse modelo de computação, os sistemas podem ser constantemente aperfeiçoados, sem risco de impactos ao usuário final. Isso traz segurança à quem trabalha na área, pois junto com esses aperfeiçoamentos, vem um nível maior de segurança, e mesmo que haja mudanças em alguns pontos importantes do sistema, os utilizadores do mesmo não sofrem com essa mudanças, prova disso é o Gmail, que já passou por inúmeras mudanças, mas nem por isso deixou de estar disponível ao seu altíssimo numero de usuários.Além disso o custo da nuvem. É fato, contratar servidores conforme a demanda, pagando por hora é muito mais “lucrativo” do ponto de vista de investimentos.


Desvantagens


É claro que num mundo ideal, a computação em nuvem não teria defeitos, mas se tratando em termos de informática, nada é perfeito, e a Cloud Computing apresenta também algumas desvantagens e problemas.


A questão é que investir na nuvem pode ser algo arriscado do ponto de vista de segurança e confiabilidade, afinal, nunca se sabe quem realmente manipula essas informações, ou onde elas realmente estão. É possível que os arquivos pessoais de um utilizador do Gmail estejam salvos em servidores localizados em outro pais, onde as leis que protegem a integridade dessas informações seja outra, ou até mesmo que esse pais não tenha lei nenhuma,um exemplo:recentemente tivemos uma demonstração do quanto pode ser constrangedor o vazamento de informações (Wikileaks), e infelizmente esse tipo de acontecimento não está livre de acontecer no mundo das nuvens.
Cloud computing é uma tendência que tem se mostrado inevitável, porém possui alguns pontos que ainda precisam ser discutidos e resolvidos, principalmente quando se trata de segurança.


Fonte:http://teclealgo.wordpress.com/2011/04/01/cloud-computing-vantagens-desvantagens-e-o-futuro-dessa-tendencia/

computação nas nuvens- O futuro da internet

Computação nas nuvens o futuro da internet. Nesse futuro as pessoas não precisarão instalar mais softwares. Tudo girara em torno da internet que será uma plataforma de aplicações.
As informações, cada vez mais aumentando, estarão disponiveis de uma forma mais acessível e cada vez mais irá crescer o mercado de serviços on-line , com isso diminuirá os preços dos computadores, aumentando a presença on-line de empresas e fornecedores de serviços.
Dizem que o computador do futuro é a internet. Hoje, se voçê tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas com a computação nas nuvens, não importa se voçê usa celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará quardado na internet.
O Google, conhecido pela sua ferramenta de pesquisa mais poderosa, investe e acredita na computação nas nuvens, e quer sempre manter seus focos em novas tecnologias, procurando ser sempre o berço das informações.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Para os peixeiros virtuais :D

Vai aqui 2 jogos de pesca para as pessoas que estão de tempo livre,e que tenham recursos para baixar ou comprar os jogos.
Jogo Rapala Pro Bass Fishing.

Um dos melhores simulador de pesca, com uma gráfica moderna, a jogabilidade não é ruim e efeitos muito realistas de pesca para o peixe capturado e mudanças nas condições climáticas.
No jogo você será capaz de competir com os pescadores mais famosos do mundo. Gerenciando pode ser um controlador especial, totalmente transmitir todas as sensações de pesca real.

Jogabilidade Rapala Pro Bass Fishing é apresentado sob a forma de um campeonato profissional, em que apenas as máquinas e equipamentos de decidir o resultado. O evento é apresentado como um programa de televisão.

Para alcançar as vitórias estimado necessário passar mais de 20 eventos torneio diferente. Em Rapala Pro Bass Fishing apresentou um grande número de barcos licenciados, varas de pesca e iscas.
 O jogo até hoje é exclusivo para PS3 mais brevemente terá plataforma para PC.O preço do jogo está em promoção neste sitehttp://www.submarino.com.br/produto/12/23014759/game+rapala+pro+bass+fishing+-+ps3 está em promoção no site 104,00 R$(CARO DEMAIS) é o mais atual jogo de pesca :D


Fishing Simulator 2

Este é um game que simula a pesca desportiva. O Fishing Simulator confere através de belos gráficos um descanso diário a você. Nesta pequena atmosfera encontre belas paisagens, música relaxante e o incansável canto das aves. A variedade de sensações  lhe convencerá a realizar inúmeros passeios por esse mundo de boas impressões por bem mais que alguns minutos.
Todas as melodias que compõem a trilha sonora apresentada pelo jogo são aprovadas pelos principais psicólogos e recomendadas para relaxar. Estudos têm demonstrado que 95% das pessoas que jogaram este jogo durante as horas de descanso no trabalho aumentaram significativamente a sua eficiência. Nada melhor que
relaxar em um agradável ambiente de música e pesca. Curta esta experiência em silêncio esperando finalmente o momento em que o peixe morde a isca!
link para baixar o jogo:http://ziggi.uol.com.br/downloads/fishing-simulator
post:Otavio Matos

Computação em nuvens:O futuro segundo o Google!

Nos próximos anos deveremos ouvir muito os termos “computação em Nuvens “, “cloud computing ” e SaaS – Software-as-a-Service “. O conceito é claro, cada vez mais as informações estarão disponíveis e mais pessoas terão acesso a essas informações, graças à disponibilização de muitos serviços on-line, muitos gratuitamente, e que devem baratear o preço dos computadores, inclusive, aumentando a presença on-line de pequenas empresas e fornecedores de serviços.
O conceito não é novo para quem trabalha com internet, mas ganha cada vez mais destaque com declarações da Google estar trabalhando na sua “computações em Nuvens”. O termo refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, seguindo o exemplo que o Google propõe com o Google Docs, Gmail e tantas outras aplicações. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet.
Vale lembrar, que como o termo não é nada novo, já existem vários sites que são praticamente sistemas operacionais on-line, além de muitos serviços que disponibilizam ferramentas fantásticas on-line. Exemplo recente da Adobe, que disponibilizou uma versão on-line do Photoshop.
Google está trabalhando para esta “computação em nuvens”, mostrando que a empresa tem interesse em disponibilizar cada vez mais informações e torná-las cada vez mais acessíveis, seguindo o lema da empresa e, lógico, ganhando mercado e fazendo dinheiro com este público sedento por informações.
Para ver o video sobre a reportagem do jornal da globo sobre a nuvem da computação este é o link: http://video.globo.com/Videos/0,,GOD0-5633-programa-817,00.html

sábado, 20 de agosto de 2011

Google Docs, um exemplo de "nuvem" !!


Criar documentos, folhas de cálculo e apresentações online














Crie documentos básicos de raiz.
Pode efectuar facilmente todas as operações básicas, incluindo realizar listas com marcas, ordenar por colunas, adicionar tabelas, imagens, comentários, fórmulas, alterar o tipo de letra e mais. É gratuito.
Carregue ficheiros existentes.
O Google Docs aceita formatos de ficheiro mais populares, incluindo DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT, etc. Por isso, não hesite e carregue os seus ficheiros existentes.
O ambiente de trabalho familiar torna fácil a edição.
Basta clicar nos botões da barra de ferramentas para aplicar o negrito, o sublinhado, a indentação, alterar o tipo de letra ou o formato dos números, alterar a cor de fundo da célula, etc.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)?

Também conhecido no Brasil como Computação nas Nuvens ou Computação em Nuvem, Cloud Computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
Entendendo a Cloud Computing

Estamos habituados a utilizar aplicações instaladas em nossos própios computadores,assim como armazenar arquivos e dados doss mais variados tipos neles.No ambiente corporativo,esse cenário é um pouco diferente já que nele é mais fácil encontrar aplicações disponíveis em servidores que podem ser acessadas por qualquer terminal autorizado por meio de uma rede.

A principal vantagem desse modelo está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede. Em outras palavras, é possível usar esses recursos de maneira off-line. Entretanto, todos os dados gerados estarão restritos a esse computador, exceto quando compartilhados em rede, coisa que não é muito comum no ambiente doméstico. Mesmo no ambiente corporativo, isso pode gerar algumas limitações, como a necessidade de se ter uma licença de um determinado software para cada computador.

Com a Cloud Computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas "nuvens", isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e utilizar.
 Otavio Matos