sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Desvantagens da Cloud Computing


É claro que num mundo ideal, a computação em nuvem não teria defeitos, mas se tratando em termos de informática, nada é perfeito, e a Cloud Computing apresenta também algumas desvantagens e problemas.

A primeira preocupação de quem tem seus dados na nuvem seja um usuário domestico ou corporativo é, onde de fato estão esses dados? Eles estão seguros? Como alguém pode garantir isso? A questão é que investir na nuvem pode ser algo arriscado do ponto de vista de segurança e confiabilidade, afinal, nunca se sabe quem realmente manipula essas informações, ou onde elas realmente estão. É possível que os arquivos pessoais de um utilizador do Gmail estejam salvos em servidores localizados em outro pais, onde as leis que protegem a integridade dessas informações seja outra, ou até mesmo que esse pais não tenha lei nenhuma.

Outra preocupação que deve ser pensada é para o caso de se precisar de algum dado em um determinado momento e não haver conexão disponível, ninguém está livre de precisar de uma planilha contendo informações essenciais para um determinado momento e por algum motivo não ter internet para acessar esse documento.

A segurança é um fator crucial, quem garante que os dados armazenados na nuvem não possam ser acessados por outras pessoas e utilizados de forma indevida? Recentemente tivemos uma demonstração do quanto pode ser constrangedor o vazamento de informações (Wikileaks), e infelizmente esse tipo de acontecimento não está livre de acontecer no mundo das nuvens.

A questão é que esse é um grande desafio para as empresas que participam deste mercado, e essa tendência vem crescendo conforme vão sendo resolvidos alguns problemas relacionados a Cloud Computing. O grande problema ainda é a questão da confiabilidade, enquanto não houver garantias de segurança de forma que todos possam ficar “tranqüilos” a computação em nuvem ainda terá seus opositores.

Pode-se perceber a reação que essa tendência traz em alguns setores, o que demonstra claramente que nem tudo são flores quando se fala em toda essa virtualização:

- É uma estupidez! Pior que estupidez: é uma campanha de marketing “hype”!

- Alguns dizem que é inevitável – toda vez que você ouvir isso é porque existe por trás uma série de empresas “forçando” para isso se tornar realidade. (Richard Stallman)


Existem muitos outros pensamentos que demonstram como a computação em nuvem pode não ser tudo o que promete:

- Dados sensíveis sendo processados fora da empresa trazem, obrigatoriamente, um nível inerente de risco. Os serviços terceirizados fogem de controles “físicos, lógicos e de pessoal” que as áreas de TI criam em casa.

- As empresas são as responsáveis pela segurança e integridade de seus próprios dados, mesmo quando essas informações são gerenciadas por um provedor de serviços.

- Mesmo se a empresa não sabe onde os dados estão, um fornecedor em cloud devem saber o que acontece com essas informações em caso de desastre

- Quando uma empresa está usando o cloud, ela provavelmente não sabe exatamente onde os dados estão armazenados. Na verdade, a empresa pode nem saber qual é o país em que as informações estão guardadas.


Outro ponto importante de se pensar é se uma empresa que oferece Cloud, pode realmente cumprir com todas as suas promessas, é muito fácil garantir segurança baseando-se em meios de segurança atuais. A questão é que a cada dia são criadas novas formas de segurança, mas ao mesmo tempo isso se torna um desafio para qualquer um que queira realizar um ataque.

Cloud computing é uma tendência que tem se mostrado inevitável, porém possui alguns pontos que ainda precisam ser discutidos e resolvidos, principalmente quando se trata de segurança.

Uma preocupação que quem contrata a nuvem deve ter, são os provedores de nuvens, e os preços que eles cobram, quantos são e quais as diferenças de cada um, talvez buscar uma empresa que proporcione essa solução de forma mais barata, pode significar o risco de contratar uma infra-estrutura que prometa, mas não atenda suas necessidades, ou ainda, que tenha falhas serias de segurança. Quando se fala em Cloud Computing é preciso pensar em tudo isso.

Consequências

Computação em nuvem é uma tendência que veio para ficar, ao menos essa é realidade que está se mostrando atualmente, cada vez mais temos serviços exclusivamente web, baseados em nuvem e o numero de usuários aumenta exponencialmente a cada dia. A partir do momento que todos estão habituados com essa forma de interação com a internet, tem-se um quadro, onde tudo será baseado na internet.

Empresas que dedicam uma parcela do seu marketing ao Brasil são poucas, porem o mercado é relativamente vasto se levarmos em consideração os outros países. Pode-se citar como exemplos de empresa que disponibilizam esse tipo de inovação: HostLocation, TeclaCloud, RedeHost, entre outros, todos eles tem opções de sistemas operacionais, freqüências de processamento, acesso ao disco e clock do processador, com variedades de preço, o diferencial de cada uma são as vantagens oferecidas e a tão debatida questão de segurança.

Ao final, é impossível afirma com certeza quais os rumos que a computação em nuvem vai realmente tomar, isso vai depender muito da adesão dos usuários, e dos problemas que podem surgir. A realidade é que atualmente, todos dependem da nuvem, independente do tipo de aplicação usada, basta estar navegando na internet para estar em meio a “Nuvem”.


http://teclealgo.wordpress.com/2011/04/01/cloud-computing-vantagens-desvantagens-e-o-futuro-dessa-tendencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário